Divinópolis

Prefeitura inaugura Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos Vida Nova em Divinópolis

A Prefeitura de Divinópolis, por meio da Secretária Municipal de Assistência Social (Semas), inaugurou na manhã de hoje (14/7), o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos Vida Nova, localizado na rua Campo Verde, nº 220, no bairro Belvedere.

Durante o evento, a presidente do Clube da Melhor Idade Vida Nova, Maria Laurita dos Santos, falou sobre o árduo que teve para ver esse serviço sendo realizado. ‘Será uma alegria enorme ver nesse espaço cheio de idosos de todas as regiões da cidade, frequentando e participando dos demais trabalhos que a secretaria vai desenvolver. Eu creio que a maioria sabe do nosso sonho, que era construir esse espaço. Foram cerca de 15 anos para que a gente conseguisse, com todo o sacrifício, ter esse espaço. Foram várias ajudas que recebemos, e que sem elas, e sem a nossa iniciativa e nosso trabalho, nada seria realizado”, destacou.

A secretária de Assistência Social, Juliana Coelho, deixou suas palavras sobre o novo serviço inaugurado. “Iniciamos agora uma nova etapa do Vida Nova, atendendo idosos e também atendendo crianças e adolescentes. A gente vai ter turnos aqui dividindo esse público. Estamos inaugurando mais um serviço, mas não é mais um serviço comum. Esse é um que vem trazer mais dignidade para essas pessoas de uma região que tanto precisa, e que por tantos anos, ficou esquecida”, ressaltou.

O vereador, Rodyson do Zé Milton discursou sobre o trabalho realizado para a inauguração do serviço. “Todas as ações realizadas, desde o começo, tiveram sua importância para tudo isso. Com essa nova área, que está incrível, essas ações serão ainda mais comuns. Que aconteça muitos bingos, forrós e tudo que o pessoal da terceira idade gosta e participa”, relatou.

O vereador Ney Burguer fez uso da palavra para agradecer e reforçar a importância da inauguração do novo espaço. “Estou encantando com a Dona Laurita, que é marcante e está a par de tudo que ocorre aqui, desde o começo. Também quero cumprimentar a todos e agradecer pelo centro de convivência, que está lindo, e que vai crescer cada vez mais, tenho certeza disso”, destacou.

O vereador, Wesley Jarbas disse sobre a disposição para qualquer ação e trabalho envolvido na área. “Não posso deixar de falar da participação de todos para a assistência social. Essa gestão que está tentando atender a todos, com muita humildade e dedicação. Podem contar comigo e com todos aqui presentes, que estaremos sempre dispostos a ajudar”, pontuou.

A vice-prefeita e secretária de Governo, Janete Aparecida, falou sobre as necessidades dos idosos e demonstrou apoio a causas semelhantes. “Esse espaço de convivência é para ouvir, fazer e mudar a vida dos nossos idosos. Porque ninguém quer cama, nem cadeiras de rodas, todos nós queremos é espaço para dançar, conviver e ser feliz, porque junto com o idoso, vem a sabedoria. Nós, da Administração Municipal, temos a obrigação de estar junto com vocês e fazer o melhor. Porque, se estamos aqui hoje, é graças a vocês, que fizeram Divinópolis ser essa cidade tão importante, e que nós temos a obrigação de melhorar”, declarou.

O prefeito, Gleidson Azevedo, discursou sobre o trabalho feito pelos profissionais para o novo centro de convivência. “Quero falar sobre o trabalho de todos aqui, mas especificamente sobre duas pessoas, da Laurita e da Juliana. A Laurita, como foi falado antes, está presente em tudo que ocorre e é desse tipo de pessoa que precisamos para melhorar a cidade. E a Juliana, pois sem ela, o serviço de assistência social aqui em Divinópolis não estaria da forma que é hoje. Com espaços novos, não só no centro de convivência, mas em todos os espaços da assistência social”, declarou.

Para finalizar, a solenidade foi abrilhantada pela apresentação de uma quadrilha, com a participação de 20 idosos, sob responsabilidade do grupo do Serviço Municipal de Convivência e Fortalecimento de Vínculos de Idosos, que acontece no bairro Danilo Passos II.

Além dos que se pronunciaram, presentes também, o diretor de Políticas sobre Drogas e gerente de Proteção e Benefícios, Maicom Marques de Paula; o diretor de Assuntos Comunitários, Matheus Tavares, a assessora da vereadora Lohanna França, Bruna Rocha, moradores do bairro, usuários do programa e funcionários públicos.

Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos Vida Nova

O serviço de convivência e fortalecimento de vínculos (SCFV) é um conjunto de serviços realizados em grupos, de acordo com o seu ciclo de vida. Seu objetivo é buscar complementar o trabalho social com famílias e prevenir a ocorrência de situações de risco social.

Este espaço é fruto do árduo de Maria Laurita dos Santos e demais integrantes do Clube da Melhor Idade Vida Nova. Nele, serão ofertadas atividades artísticas, culturais, de lazer e esportivas, dentre outras, de acordo com a idade dos usuários.

Além disso, o serviço fortalecerá as relações familiares e comunitárias, promovendo a integração e a troca de experiências entre os participantes, valorizando o sentido de vida coletiva. O projeto é realizado por meio do Serviço de Proteção e Atendimento Integral às Famílias e do serviço de Proteção e Atendimento Especializado às Famílias e Indivíduos.

O programa é uma forma de intervenção social planejada que cria situações desafiadoras para estimular e orientar. Dessa forma, seus usuários são orientados na construção e reconstrução de suas histórias e vivências individuais, coletivas e familiares.

Fonte: Prefeitura de Divinópolis

Receba as reportagens do Portal G37 em primeira mão através do nosso grupo de WhatsApp: https://chat.whatsapp.com/Ipn5sNVqaDc7WwATXAwFsF

Botão Voltar ao topo
%d blogueiros gostam disto:

Bloqueador de Anúncio Detectado

Nosso conteúdo é gratuito e o faturamento do nosso portal é proveniente de anúncios. Desabilite o seu bloqueador de anúncios para ter acesso ao conteúdo do Portal G37.