Minas Gerais

TRE e Cemig assinam acordo de eficiência energética

Termo de cooperação envolve ações para redução das despesas do Tribunal com energia elétrica e conscientização de servidores e magistrados sobre consumo sustentável.

Nesta sexta-feira (10), o desembargador Marcos Lincoln dos Santos, presidente do TRE-MG, assinou um acordo de cooperação técnica com a Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig), representada por seu diretor-presidente, Reynaldo Passanezi Filho, e pelo diretor-adjunto de Comunicação e Sustentabilidade, Cláudio Bianchini. O convênio, que terá duração de dois anos, envolve a implantação de um projeto de eficiência energética, com objetivo de disseminar no Tribunal a cultura de consumo consciente e sustentável e reduzir as despesas da instituição com energia elétrica.

A Cemig substituirá cerca de seis mil lâmpadas e luminárias comuns por lâmpadas e luminárias LED, mais eficientes e econômicas, o que ajudará a reduzir o consumo de energia e proporcionará um melhor ambiente de trabalho para servidoras e servidores, colaboradoras e colaboradores, magistradas e magistrados. Também promoverá a capacitação da força de trabalho do TRE, visando à disseminação da cultura de uso racional dos recursos energéticos.

As ações serão realizadas em unidades do TRE-MG em Belo Horizonte. A Cemig já fez uma vistoria dos seis prédios que serão beneficiados e avaliação das lâmpadas e luminárias usadas atualmente. O plano de trabalho envolve ainda etapas de aquisição de novos equipamentos, substituição e descarte dos itens antigos, execução do treinamento, em datas a serem marcadas.

Em seu pronunciamento, o desembargador Marcos Lincoln dos Santos parabenizou todos os envolvidos na elaboração do acordo e destacou a experiência e o conhecimento acumulado da Cemig, considerada uma das companhias de energia elétrica mais sustentáveis das Américas e do mundo.

O presidente do Tribunal destacou que “Unir esforços em prol de uma gestão sustentável para o TRE é o nosso objetivo desde o início do mandato na Presidência do TRE, em junho de 2021. Com esta parceria que se oficializa nesta manhã, vamos economizar energia, gastar menos, cuidar dos recursos energéticos e dos recursos públicos”.

O diretor-presidente da Cemig, Reynaldo Passanezi Filho, comentou que os convênios com órgãos públicos “reforçam o compromisso da empresa com sustentabilidade e responsabilidade social”.

Ele lembrou os laços de parceria entre a instituição e o TRE na realização de eleições, por meio da garantia de fornecimento de energia nos locais de votação e outros ambientes de atuação da Justiça Eleitoral.  E ressaltou que o TRE pode sempre “contar com a Cemig para apoiar no que for necessário o Tribunal e o mundo democrático”.

Também acompanharam a assinatura do termo de cooperação o diretor-geral do TRE, Maurício Melo; o titular da Secretaria de Gestão de Serviços, Luiz Antônio Vial; a titular da Coordenadoria de Gestão Estratégica, Ana Márcia Passarini; e a chefe da Seção de Gestão Sustentável, Karina Bedran. Pela Cemig, participaram também o gerente de Eficiência Energética, Ronaldo Queiroz, e o superintendente de Proteção da Receita, Luciano Cavalcante.

Programa de Eficiência Energética

O acordo será executado com recursos da Cemig provenientes do Programa de Eficiência Energética (PEE), que busca conscientizar os consumidores sobre o uso correto de energia elétrica e a importância de práticas que reduzem e eliminam o desperdício desse recurso. O programa é regulamentado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL).

Ações semelhantes já foram executadas em outros órgãos públicos, como o Tribunal de Justiça de Minas Gerais, Rodoviária de Belo Horizonte, hospitais e escolas de diversos municípios. Famílias de baixa renda em todo o estado também já foram atendidas pelo programa, com a substituição de lâmpadas em suas casas.

Fonte: Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais

Receba as reportagens do Portal G37 em primeira mão através do nosso grupo de WhatsApp: https://chat.whatsapp.com/Kw8glgN7LBV6viJLVheNmd

Botão Voltar ao topo
%d blogueiros gostam disto:

Bloqueador de Anúncio Detectado

Nosso conteúdo é gratuito e o faturamento do nosso portal é proveniente de anúncios. Desabilite o seu bloqueador de anúncios para ter acesso ao conteúdo do Portal G37.