Divinópolis

Ato cívico de Hasteamento de Bandeiras marca aniversário de Divinópolis

No dia 1º de junho de 1912, após o desfile cívico-militar, houve a posse dos vereadores da primeira legislatura de Divinópolis e, como mandava a legislação da época, o então presidente da Câmara, Antônio Olímpio de Moraes, assumia também a condição de administrador da comuna. Desde então, as comemorações marcam época de festividades pelo oficial nascimento da cidade de Divinópolis, através da sua emancipação político-administrativa.

Sendo assim, na manhã deste hoje, aconteceu a tradicional solenidade de Hasteamento de Bandeiras, ato cívico que marca o aniversário de Divinópolis. Iniciado em 2006 e interrompido em 2016, a entrega do título de “Cidade Amiga”, que visa integrar os municípios da região nos festejos divinopolitanos com o título de “Cidade Amiga” está de volta. Neste ano de 2022, a vizinha escolhida para receber o título de “Cidade Amiga” é a cidade de São Sebastião do Oeste.

Diante disso, diversas autoridades foram convidadas a ser colocarem em posição de destaque para a realização da solenidade de hasteamento de bandeiras. A vice-prefeita Janete Aparecida hasteou a bandeira da cidade de São Sebastião do Oeste e o prefeito Gleidson Azevedo, a bandeira de Divinópolis.

O prefeito da Cidade Amiga 2022, Belarmino Luciano Leite, hasteou a bandeira de Minas Gerais, na sequência, o presidente da Câmara Municipal de Divinópolis, hasteou a bandeira do Brasil.  A vice-prefeita e secretária de Governo, Janete Aparecida, foi convidada a hastear a bandeira do Brasil e o presidente da Câmara de Divinópolis, Eduardo Print Júnior, a bandeira de Minas Gerais.

Para os hasteamentos, a Banda da Polícia Militar juntamente com a Banda do Corpo de Bombeiros, executou o Hino Nacional, sob a regência do maestro Tenente Gomes. O cabo Jefferson, da Assessoria de Comunicação da PMMG, que fez uma saudação à bandeira com a leitura do poema “Salve, Bandeira” de Dom Francisco de Aquino Corrêa, ex-arcebispo de Cuiabá.

O prefeito, Gleidson de Azevedo faz uso da palavra para agradecer a todos os presentes. “Deixo aqui, meu muito obrigado pela presença dos representantes da Cidade Amiga, São Sebastião do Oeste, representada pelo seu prefeito, Belarmino Leite. Como toda humildade peço perdão aos divinopolitanos se ainda atendi suas expectativas. Temos muito a fazer e, enquanto eu for o prefeito, farei de tudo para melhorar, cada vez mais, a nossa querida Divinópolis e a vida dos divinpolitanos que são o coração da cidade”, ressaltou.

Eduardo Print Júnior, presidente da Câmara dos Vereadores, falou sobra a grandeza de Divinópolis. “Estou muito feliz em participar da festa dos 110 anos de emancipação política de Divinópolis. Quem diria que a cidade se tornaria essa potência atual, a maior cidade do Centro-Oeste mineiro, e tudo isso, é fruto de muito trabalho e responsabilidade, que não falta na Câmara e na Administração Municipal”, pontuou.

A vice-prefeita e secretária de Governo, Janete Aparecida, agradeceu a volta da realização do desfile. “Como é bom ver essa praça cheia, ver crianças de várias escolas e instituições, e cidadãos de toda a cidade, presentes aqui hoje. Foram dois anos de sofrimento devido à pandemia, em que ficamos sem rumo e cheios de incertezas. Agradeço a todos do governo que fazem isso ser possível”, destacou.

O líder do Governo da Câmara, Edsom de Souza, também deixou sua mensagem sobre a cidade aniversariante. “Dom José nos alertava sobre o grande pensador e que a cidade dos homens tem que ser a cidade de Deus. A cidade tem uma alma, a cidade não é um espaço corporal. A cidade é o reflexo do seu povo. Divinópolis é a cidade do divino, que seguirá sua vocação destinada a ser destaque no cenário estadual e nacional. Eu costumo dizer, Divinópolis é o porão do céu”, ressaltou.

O Comandante da 7ª Região da Polícia Militar de Minas Gerais, Coronel Wemerson Lino Pimenta, destacou aspectos positivos da cidade. “A Polícia Militar veio para Divinópolis em 1930, o que contribuiu muito para o seu desenvolvimento econômico. Neste ano, a Polícia Militar entrega aos divinopolitanos, uma redução específica expressiva dos principais indicadores de segurança, acompanhado a tendência de sucesso nas ações da instituição em todo o estado de Minas Gerais, que hoje figura como o estado com a menor taxa de letalidade e com a maior incidência e com a menor incidência de crimes violentos dentre todos os estados da federação”, pontuou.

O bispo, Dom José Carlos, ressaltou o desfile e a fé. “Trazemos uma fé bonita na direção de Jesus, pois Ele é aquele que está no caminho, no horizonte, na meta desta nossa cidade. Quando o nosso coração for semelhante ao de Jesus, seremos humanos do jeito que Deus pensou e desejou que fôssemos. Faremos Divinópolis ir para frente e para o alto, ao lado Dele”, destacou.

O prefeito de São Sebastião do Oeste, Cidade Amiga 2022, Belarmino Luciano Leite, agradeceu ao convite e a homenagem. “Recebi com muita honra o convite para sermos oficialmente a Cidade Amiga de Divinópolis, que é uma jóia, de pessoas tão valiosas, e é com esse tipo de pessoa que estamos lidando. Para nós, é motivo de muito orgulho poder estreitar ainda mais os laços com a maior cidade do Centro Oeste de Minas. Parabéns Divinópolis pelos 110 anos de uma linda história”, destacou.

A secretária de Administração da São Sebastião do Oeste, Simone Leite, deixou sua mensagem para a cidade aniversariante. “Divinópolis é a continuação da nossa casa, nossa referência. Para São Sebastião do Oeste, ser reconhecida Cidade Amiga é emocionante. Para nós, as duas cidades são como se fossem uma cidade só. Muito obrigada e que desejo que o Divino Espírito Santo abençoe cada vez mais essa cidade”, felicitou.

Prestigiando a cerimônia estiveram presentes autoridades da Cidade Amiga 2022, todos os secretários municipais, vereadores, além de representantes da 7ª Região da Polícia Militar, do Corpo de Bombeiros, do Tiro de Guerra 04-019, da Polícia Civil, e da justiça.

Encerrando a cerimônia, a Banda Militar executou o Hino de Divinópolis e o prefeito Gleidson convidou a todas as autoridades presentes para, com ele, caminhar pela avenida Primeiro de Junho, abrindo o tradicional desfile cívico-militar comemorativo aos 110 anos do município, que inclui São Sebastião do Oeste como Cidade Amiga 2022.

Receba as reportagens do Portal G37 em primeira mão através do nosso grupo de WhatsApp: https://chat.whatsapp.com/EvnrCTxBrD4BH8r2iZerj1

Botão Voltar ao topo
%d blogueiros gostam disto:

Bloqueador de Anúncio Detectado

Nosso conteúdo é gratuito e o faturamento do nosso portal é proveniente de anúncios. Desabilite o seu bloqueador de anúncios para ter acesso ao conteúdo do Portal G37.