Divinópolis

Divinópolis amplia oferta de colonoscopias pelo SUS em parceria com a Acom

A população de Divinópolis deve contar, ainda em 2025, com a ampliação da oferta de exames de colonoscopia pelo Sistema Único de Saúde (SUS). A medida foi confirmada após articulação entre o vereador Rodyson do Zé Milton (PV), a Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) e a Associação de Combate ao Câncer do Centro-Oeste de Minas (Acom), que adquiriu um moderno equipamento de endoscopia digestiva alta e baixa.

O aparelho, já comprado pela associação e em fase de entrega, é importado e traz tecnologia de Inteligência Artificial (IA), capaz de auxiliar no diagnóstico precoce de lesões intestinais. A previsão é de que os atendimentos tenham início ainda no final deste ano, desafogando a fila de espera que, no fim de 2024, contabilizava quase 1.700 pessoas aguardando pelo exame. Na rede privada, o procedimento pode custar até R$ 1.500, valor inviável para boa parte da população.

A conquista foi possível graças a recursos arrecadados pela Acom durante a campanha de Natal, que permitiram a reforma do quinto andar do Centro Oncológico e a aquisição do equipamento. Inicialmente, a entidade teria condições de ofertar o serviço uma vez por semana, mas o objetivo é firmar um convênio com a Prefeitura para ampliar o número de atendimentos.

Durante reunião realizada nesta sexta-feira (12), a secretária de Saúde, Sheila Salvino, afirmou que a parceria é fundamental para dar mais vazão à demanda. “Vamos viabilizar um convênio para aumentar a capacidade instalada do procedimento e atender os pacientes com mais rapidez e a qualidade que a Acom sempre entrega”, destacou.

O vereador Rodyson ressaltou que a iniciativa representa uma resposta a uma necessidade urgente da cidade. “Desde o início identificamos a carência de prestadores, o que gerava uma fila de espera enorme. Agora, com a Acom expandindo seu atendimento, precisamos fortalecer a parceria com a Prefeitura para levar esse exame tão importante à população”, afirmou.

O presidente da Acom, Marcelo Carlos da Silva, e o gerente-geral, Igor Fernando Oliveira, agradeceram o apoio e destacaram a importância da mobilização da comunidade que contribui por meio de doações e parcerias. “Podem ter certeza que vamos seguir trabalhando com excelência e iniciar os exames o mais rápido possível”, garantiu Igor.

O câncer colorretal é o terceiro que mais causa mortes no Brasil, mas apresenta altas chances de cura quando diagnosticado precocemente. Com a ampliação dos exames em Divinópolis, a expectativa é reduzir o tempo de espera, aumentar a prevenção e oferecer tratamento adequado aos pacientes da rede pública.

Portal G37

Portal de Notícias de Divinópolis e Região Centro-Oeste de Minas Gerais
Botão Voltar ao topo

Bloqueador de Anúncio Detectado

Nosso conteúdo é gratuito e o faturamento do nosso portal é proveniente de anúncios. Desabilite o seu bloqueador de anúncios para ter acesso ao conteúdo do Portal G37.