Divinópolis

Museu da Língua Portuguesa comemora Dia Internacional do idioma com atrações gratuitas

Celebrada nesta quinta-feira (05.05), a data será comemorada com uma programação que inclui rodas de conversa, shows, lançamento de livros, entre outros.

Na próxima quinta-feira (05.05) é celebrado o Dia Internacional da Língua Portuguesa. Apesar de ser o único país das Américas a falar português, o Brasil não está sozinho no mundo quando o assunto é se comunicar nesse idioma. Outras oito nações têm a Língua Portuguesa como dialeto oficial e compartilham dessa sonoridade cantada e chiada, que teve origem de uma mescla de outros idiomas, como o latim.

O ministro do Turismo, Carlos Brito, lembra que o português é o quinto idioma mais falado do planeta e que cerca de 280 milhões de pessoas falam a língua. “O nosso idioma é um dos bens mais preciosos que o ser humano pode ter. É principalmente através da fala que criamos nossas relações e nos conectamos com o mundo, é um instrumento para a criação da nossa identidade e nossa cultura. Tenho orgulho de falar o português e de ter o Brasil como nação”, comemorou o ministro.

Na última terça-feira (03.05), o ministro Carlos Brito participou, por videoconferência, da 11ª Reunião dos Ministros do Turismo da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), que ocorre ao longo desta semana em Luanda, na Angola. Representantes dos nove países que integram a comunidade discutem ações com foco na contribuição do turismo para a recuperação socioeconômica sustentável e, no dia 5 de maio, está prevista uma cerimônia de celebração do Dia da Língua Portuguesa.

Também em comemoração à essa data que homenageia o mais importante meio de comunicação dos brasileiros e de outras populações ao redor do mundo, o Museu de Língua Portuguesa, em São Paulo (SP), preparou uma programação repleta de atrações gratuitas para os dias 5, 6 e 7 de maio. Após dois anos de atividades em formato digital, o museu retomou a programação presencial do evento, que está em sua sexta edição. Entre as atividades estão shows, performances, mesas de debate, lançamentos de livros e leituras de obras.

As mesas de debates terão transmissão ao vivo pelo YouTube e Facebook do Museu da Língua Portuguesa, com interpretação em Libras.

Confira a programação completa AQUI.

Fonte: Ministério do Turismo.

Receba as reportagens do Portal G37 em primeira mão através do nosso grupo de WhatsApp: https://chat.whatsapp.com/JI7k7ziiWZU7Pox93fTMpL

Botão Voltar ao topo
%d blogueiros gostam disto:

Bloqueador de Anúncio Detectado

Nosso conteúdo é gratuito e o faturamento do nosso portal é proveniente de anúncios. Desabilite o seu bloqueador de anúncios para ter acesso ao conteúdo do Portal G37.