Divinópolis

Semana da Pessoa com Deficiência do Instituto Helena Antipoff tem encontro de jipeiros, cinema e palestras

Intuito é promover ações de combate ao preconceito e valorizar a inclusão.

Encontro de jipeiros, cinema, blitzes educativas, palestras e muito mais. Esses são alguns dos eventos programados pelo Instituto Helena Antipoff (IHA), em Divinópolis, para a Semana da Pessoa com Deficiência. O objetivo é promover ações de inclusão e conscientização.

Para a presidente do IHA, Carla Marques, a data, celebrada anualmente, visa fortalecer os vínculos da comunidade com as pessoas com deficiência.

“É uma oportunidade de promovermos atividades de lazer e cultura aos assistidos, além de valorizar os potenciais que eles desenvolvem dentro do Instituto. É um momento também de oferecer aos pais orientações sobre seus direitos e conscientizar a comunidade sobre a importância da inclusão, seja no mercado de trabalho, em casa, na família ou no dia a dia”, destacou.

Encontro de Jipeiros

A agenda começa no sábado (27/08) com a novidade para este ano: o Encontro de Jipeiros, com as crianças e suas famílias. O encontro é promovido pelo grupo Desbravador das Gerais Off-Road, que conta com o apoio do Jipe Clube das Gerais e dos Aventureiros do Centro-Oeste Off-Road.

Palestras, caminhada e pipoca

A abertura oficial da programação do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência (CMPD) será na manhã de segunda (29/08). No período da tarde, o IHA promove uma blitz educativa sobre o QualiFICA, projeto de qualificação profissionais de adultos com deficiência intelectual ou com Transtorno do Espectro Autista (TEA).

A semana segue, na terça (30/08), com uma palestra da Secretaria Municipal de Educação (Semed) para pais e responsáveis. O tema será “Cuidando de quem cuida”. Durante a tarde, o IHA preparou duas ações. Na primeira, os agentes multiplicadores do instituto, que recebem orientações e palestras sobre direitos, deveres, cidadania, primeiros socorros e outros temas, e o Grupo Trilha do Desenvolvimento vistam o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) do bairro Jardinópolis. Enquanto isso, as famílias terão uma “Tarde de Vivências” para a troca de experiência e atividades ligadas ao bem-estar.

Na quarta (31/08), é dia de exercício, conscientização e pipoca. Pela manhã, os assistidos e colaboradores do Helena Antipoff promovem a tradicional caminhada de conscientização, com faixas em defesa da inclusão e contra o preconceito. À tarde, os adolescentes e adultos vão até o Cine Ritz para uma sessão de cinema.

Setembro

O mês de setembro será aberto com uma nova palestra da Semed voltada para pais e responsáveis. Dessa vez, o assunto abordado será “Superar barreiras para garantir a inclusão”. No mesmo dia (1°/9), a instituição preparou uma manhã de vivência para as famílias e, à tarde, recebe em sua sede a visita do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos Divina Luz.

O penúltimo dia de programação, na sexta (02/09), marca o Encontro Municipal da Pessoa com Deficiência, que faz parte da agenda do conselho.

Encerramento

Para o encerramento, no sábado (03/09), o IHA comparece à Praça do Santuário, das 8h30 às 11h30, para a oficina itinerante de reciclagem. Em seguida, o projeto de música e percussão do Instituto, o MusicalIHA, se apresenta para os presentes para fechar as ações da semana.

Fonte: Instituto Helena Antipoff

Receba as reportagens do Portal G37 em primeira mão através do nosso grupo de WhatsApp: https://chat.whatsapp.com/BkejgH7eyb568gp8m9fnlW

Botão Voltar ao topo

Bloqueador de Anúncio Detectado

Nosso conteúdo é gratuito e o faturamento do nosso portal é proveniente de anúncios. Desabilite o seu bloqueador de anúncios para ter acesso ao conteúdo do Portal G37.