Cultura

Peça teatral inspirada em Grande Sertão: Veredas e feira de arte urbana são destaques na programação dos equipamentos culturais da Secult

Monólogo Riobaldo, em cartaz na Biblioteca Estadual, e Feira Mostrô, no Museu Mineiro, acontecem neste fim de semana.

Os equipamentos culturais da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult), no Circuito Liberdade em Belo Horizonte, ofertam atrações diversificadas para o público neste fim de semana.

Na Biblioteca Pública Estadual de Minas Gerais o destaque fica por conta do espetáculo “Riobaldo”. O monólogo de Gilson Barros, com direção de Amir Haddad, será apresentado no Teatro José Aparecido de Oliveira, de 3 a 5 de junho (sexta-feira a domingo), às 19h30. Os ingressos podem ser adquiridos neste link e custam R$ 40 (inteira) e R$ 20 (meia-entrada).

“Riobaldo” é um recorte sobre os amores do ex-jagunço, que dá nome à peça, com três pessoas que determinaram sua travessia: Diadorim, Nhorinhá e Otacília. Ao rememorar sua trajetória, Riobaldo reflete sobre questões que extrapolam o sertão e que estão contidas nos conflitos das travessias do homem humano.

A montagem estreou em março de 2020, no Espaço Cultural Sérgio Porto, no Rio de Janeiro (RJ). Uma semana depois, teve a temporada cancelada em decorrência da pandemia. Manteve sua interlocução com o público por meio de lives entre ator e diretor, e foi pioneira nas apresentações virtuais.

Já o Museu Mineiro recebe, no sábado (4/6) e no domingo (5/6), a edição especial “Dia dos Namorados” da Mostrô – Mostra de Arte e Cultura Urbana de Gente que Ama o que Faz. O evento, que tem entrada gratuita e será realizado das 10h às 17h, vai reunir mais de 160 expositores divididos entre os dois dias.

Além de um convite ao público para conferir as exposições e os prédios do Museu Mineiro e do Arquivo Público Mineiro, a Mostrô será uma oportunidade para as pessoas aproveitarem o dia com muita música e gastronomia. Nesta edição, o evento contará com uma programação cultural. No sábado (4/6), de 12h30 às 16h30, a música ficará por conta do DJ Pedro Pizelli, que traz o seu repertório “Brasilidades”. Às 14h30 acontecerá a palestra “Dia dos Namorados – de Autoestima a Massagens Sensuais”, com a blogueira e sexcoach Luana de Casto.

Ainda no sábado, das 10h às 14h, a Mostrô receberá a Feirinha de Adoção de Cães do Grupo de Proteção aos Animais da Cidade Administrativa de Minas Gerais (GPA-CAMG), que foi criado em fevereiro de 2016 por servidores públicos estaduais sensibilizados com a causa animal. A Feirinha será um convite para todos adotarem um “cãopanheiro”.

Já no domingo (5/6), de 12h às 16h30, a Mostrô receberá Dejota Rodrigo. Com mais de duas décadas de profissão, Dejota é um dos DJ’s mais requisitados da noite de BH e tem como marca do seu estilo o Open Format.

Uma outra novidade desta edição será a parceria com a Área Verde Eventos, empresa de recreação que irá assumir o espaço kids da Mostrô. Agora as famílias podem curtir o dia tranquilas e deixar seus filhos em um espaço que irá resgatar brincadeiras antigas como pular corda, elástico, amarelinha etc. O espaço kids contará, ainda, com pula-pula e piscina de bolinhas.

A Mostrô – Mostra de Arte e Cultura Urbana de Gente que Ama o que Faz é realizada pela “Da Terra Gestão Cultural” e tem o apoio institucional do Museu Mineiro, do Arquivo Público Mineiro e do Museu das Minas e do Metal| Gerdau. A iniciativa evidencia diferentes linguagens artísticas, como artesanato, gastronomia, design e literatura.

A proposta da Mostrô é valorizar a economia criativa de Minas Gerais ao dar visibilidade ao trabalho de artistas, produtores e trabalhadores e trabalhadoras da cultura no estado.

Fonte: Secult-MG.

Receba as reportagens do Portal G37 em primeira mão através do nosso grupo de WhatsApp: https://chat.whatsapp.com/Kw8glgN7LBV6viJLVheNmd

Botão Voltar ao topo
%d blogueiros gostam disto:

Bloqueador de Anúncio Detectado

Nosso conteúdo é gratuito e o faturamento do nosso portal é proveniente de anúncios. Desabilite o seu bloqueador de anúncios para ter acesso ao conteúdo do Portal G37.