Política

Presidente do Legislativo debate situação da saúde em Divinópolis com autoridades

O encontro foi motivado devido ao grande número de pacientes internados na UPA Padre Roberto, desobedecendo as prerrogativas inerentes à urgência e emergência conforme foi constatado pela Comissão Permanente de Saúde da Câmara Municipal de Divinópolis.

O Presidente da Câmara Municipal de Divinópolis, Eduardo Print Jr., representando o Poder Legislativo e os vereadores da 25 Legislatura, participou de uma reunião para debater a situação da Saúde no município. O encontro foi motivado devido ao grande número de pacientes internados na UPA Padre Roberto, desobedecendo as prerrogativas inerentes à urgência e emergência conforme foi constatado pela Comissão Permanente de Saúde da Câmara Municipal de Divinópolis.

Diante disso, autoridades municipais se reuniram na sala de reuniões do Centro Administrativo para debater e planejar uma forma de conter a situação e trabalhar a médio prazo, os principais gargalos da saúde no município.

Participaram o deputado federal Domingos Sávio; o representante da Comissão de Saúde da Câmara, vereador Israel da Farmácia; o vereador Flávio Marra; o líder do governo, vereador Edsom Sousa, o deputado estadual Cleitinho Azevedo , o prefeito de Divinópolis, Gleidson Azevedo; o promotor de justiça da área da saúde, Dr. Ubiratan Domingues; o secretário de saúde, Alan Rodrigo da Silva; o representante do Conselho Municipal de Saúde, Warlon Carlos Elias; o representante do Samu, José Márcio Zanardi e o médio Marco Aurélio Lobão; o representante da Superintendência Regional de Saúde, Júlio Barata; o representante da Regulação do Estado, Cláudio Fernandes; os representantes da Diretoria de Regulação em Saúde de Divinópolis, Érico Souki e Rafael Ribeiro, e a secretária de Governo, Janete Aparecida e assessores parlamentares.

 Nessa reunião foi pontuada as seguintes ações:

 – União e esforços, de forma suprapartidária, para resolver os problemas da área da saúde de Divinópolis.

– Tratativa de retomada da construção do Hospital Público Regional, pelo deputado federal Domingos Sávio e pelo deputado estadual Cleitinho.

– Acionar os prefeitos da região para falar sobre a padronização da fiscalização dos leitos SUS, como é feito na cidade de Divinópolis.

– Criação do ambulatório emergencial para tratamento de síndromes gripais.

– Ação de fiscalização do Procon em hospitais privados para atendimento emergencial de pediatria.

– Estudo de implantação para uma segunda Unidade de Pronto Atendimento (UPA) em Divinópolis e busca de recursos pelos deputados.

– Marcação de agenda exclusiva para tratar da atenção primária.

– Busca de hospitais da região que possam atender média e baixa complexidade, de forma emergencial.

– Criação de campanhas de conscientização de prevenção de doenças respiratórias, como Influenza e Covid-19.

– Repasse do Governo Estadual para custear leitos emergenciais, entre outras ações.

Segundo o promotor de justiça da área da saúde, Dr. Ubiratan Domingues é de suma importância a participação dos deputados nessas pautas: “É necessário um esforço conjunto para resolver as questões políticas, pois os deputados é que possuem força para ajudar nessas tratativas”.

O Presidente da Câmara, Eduardo Print Jr., no final do encontro, avaliou como positivo o encontro e cobrou do governo do estado a implementação de um planejamento de finalização da obra, definição da gestão e contratação e mão de obra e médicos para colocar em funcionamento o Hospital Regional de Divinópolis.

Print destacou que a Câmara Municipal está acompanhando de perto e ressaltou que esta mobilização ocorreu justamente porque os vereadores da Comissão Permanente de Saúde do Legislativo, na última semana, apresentaram um relatório dramático da situação da UPA Padre Roberto provocando desdobramentos em prol da união de todos para evitar o caos completo na saúde do município.

Fonte: Câmara Municipal de Divinópolis

Receba as reportagens do Portal G37 em primeira mão através do nosso grupo de WhatsApp: https://chat.whatsapp.com/Kw8glgN7LBV6viJLVheNmd

Botão Voltar ao topo

Bloqueador de Anúncio Detectado

Nosso conteúdo é gratuito e o faturamento do nosso portal é proveniente de anúncios. Desabilite o seu bloqueador de anúncios para ter acesso ao conteúdo do Portal G37.