QualiFICA forma mais uma turma de pessoas com deficiência preparadas para o mercado de trabalho
Objetivo do projeto do IHA com o Instituto Cooperforte é oferecer qualificação profissional para além das cotas

O Instituto Helena Antipoff (IHA) e o Instituto Cooperforte realizam, nesta quarta-feira (22/11), a solenidade de entrega do certificado da 2ª turma de formação do projeto ‘QualiFICA: Para além das cotas PcD’. A cerimônia marca a formatura de 20 alunos que participaram da iniciativa de qualificação profissional para pessoas com deficiência intelectual leve ou moderada ou com Transtorno do Espectro Autista (TEA), entre 18 a 40 anos.
Mãe de um dos alunos do projeto, Maria Pierina Santos Pedroso cita a empolgação do filho ao longo do QualiFICA, que tem fortalecido sua autonomia e o colocado mais próximo da realização de seus sonhos.
“Foi um ensinamento muito bom para ele. O sonho dele era trabalhar e ficou muito alegre quando recebeu a notícia que o McDonald’s ia contratar ele, pois tinha passado na entrevista. (…) O sonho dele, desde pequeno, era trabalhar, ter o ordenado dele. Ele tem os sonhos dele, quer comprar moto, carro, fazer casa. Foi o melhor momento de desenvolvimento dele, mentalmente e socialmente. Foi muito bom o QualiFICA para ele”, destacou.
Raul César foi um dos assistidos selecionados para integrar a equipe do McDonald’s.
“Estou gostando do serviço, fui muito bem recebido”, agradeceu.
Luciana Aparecida também passou pela entrevista de emprego e conseguiu a vaga. Além da oportunidade, ela cita outros benefícios, como a socialização.
“Estou gostando de trabalhar aqui, sim. Eu interajo com as outras pessoas aqui dentro”, pontua.
Assistente administrativo da empresa, Lorena Bruno participou da seleção de quatro alunos do QualiFICA e cita a evolução do aprendizado.
“Todo mundo abraçou a causa de braços abertos. Aprendemos muito a cada dia. É muito bom ter eles na nossa equipe. Fizeram-nos crescer como pessoa e como empresa também”, celebra.
Presidente do IHA, Carla Marques enaltece a dedicação dos assistidos.
“É um projeto que tem gerado frutos positivos desde a primeira edição. E, mais uma vez, pudemos perceber o empenho dos assistidos em se preparar para o mercado de trabalho. Agradecemos também as empresas, que tem aberto as portas e reconhecido o potencial deles”, agradeceu.
Projeto
O objetivo é preparar as pessoas com deficiência para as diferentes exigências do mercado, como planejamento, organização, informatização e outras habilidades. São oferecidas palestras, oficinas, acesso a materiais de estudo e educativos, entre outras ações.
O Instituto também atua na articulação de parceria com empresas e outras instituições para o acesso e a permanência no mercado de trabalho.
Ao longo do QualiFICA, o instituto promove grupos de aprendizado para os assistidos, como rotinas de auxiliar administrativo, oficinas de empregabilidade, workshop de agentes multiplicadores, desenvolvimento e marketing pessoal, oficina de prática profissional, empreendedorismo, educação financeira e empoderamento digital.
O projeto também conta com a distribuição de materiais de conscientização e visita a empresas para orientações e esclarecimentos.
Fonte: Instituto Helena Antipoff
Receba as reportagens do Portal G37 em primeira mão através do nosso grupo de WhatsApp: https://chat.whatsapp.com/KgP83rc41UWBYoi1HQ7Ya7