Divinópolis

Semas e Diretoria sobre Drogas reúnem diversos setores e realiza a Semana de Prevenção às Drogas em Divinópolis

A Prefeitura de Divinópolis, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) e da Diretoria Sobre Drogas e Direitos Humanos, informa sobre as ações da Semana Estadual de Prevenção às Drogas.

A abertura oficial das festividades acontecerá amanhã (21/6), das 10h30 às 12h, em uma live no Youtube no canal da Sedese (Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social). Participarão do evento a subsecretária de Políticas Sobre Drogas do Pelé do Vôlei, o subsecretário de Esportes da Sedese e o doutor Alexandre Rezende, da Universidade Federal de Juiz de Fora.

A semana vai abordar o tema “Prevenção: uma conexão com a vida!” #Tamojuntopelavida. O evento tem como objetivo intensificar a difusão de informações sobre os danos sociais e agravos à saúde decorrentes do uso/abuso de álcool, tabaco e outras drogas; com o foco em boas escolhas e qualidade de vida.

O intuito é promover atividades que favoreçam o debate público em torno da política sobre drogas. Além de disseminar boas práticas no campo da prevenção, bem como de acolhimento/tratamento e reinserção social. Essas ações são voltadas para as pessoas que precisam de apoio para superar situações de uso ou dependência destas substâncias.

No dia 22 acontecerá uma mobilização social com várias atividades na praça do Santuário a partir das 14h, realizada em parceria com o CAPS-AD. Nesta ação serão ofertadas diversas informações sobre a rede de atendimento de cuidado e tratamento, divulgação de serviços, avaliação e testes rápidos de infecções sexualmente transmissíveis (IST), encaminhamentos necessários, momento Yoga e musical.

A Semana de Prevenção às Drogas será promovida pela Semas e pela diretoria Sobre Drogas e Direitos Humanos em parceria com o Conselho Municipal de Políticas sobre Drogas (Comad) e vários atores que atuam na política sobre drogas.

O projeto se deu a partir das diretrizes propostas pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social, por meio da Subsecretaria de Políticas sobre Drogas (Subpod). Durante todo mês de junho irão ocorrer ações, rodas de conversa e atividades educativas e de mobilização social, que abordam o tema.

Eventos:
19 de junho
Parque da Ilha, no período da manhã: o Centro Pop realizou atividades físicas em promoção à saúde e qualidade de vida.

20 de junho
Cras – Sudeste às 15h: Oficina de Inteligência Emocional – Importância de Boas Escolhas.
Centro Pop, período da manhã: Roda de conversa – O retorno do Mamute – Salve o Mamute.
Casa Dia, às 10h30: Dinâmica para o desenvolvimento de habilidades sociais voltadas à prevenção ao uso de Substâncias Psicoativas – SPA.
Casa São Pio, Sacramor às 9h: Oficina Junina – Atividades Artesanais.
Comunidade terapêutica, Pérolas: Roda de conversa – Qual a importância do trabalho terapêutico na vida das acolhidas? Mediadora Thalita Gonçalves (psicóloga).
Fonte Viva, período da tarde: Palestra sobre os princípios do tratamento da dependência química.

21 de junho
Inauguração da semana de 10h30 às 12h: Live no Youtube.
Cras Sudoeste II, às 14h30: Roda de Conversa com o tema da campanha: “Prevenção: uma conexão com a vida.”
Centro Pop, período da manhã: Olhares sobre a realidade – Danos causados pelas SPA e também terá uma dinâmica teatral com o tema: Valorização de boas escolhas para favorecer a qualidade de vida.
Casa Dia, às 14h30: Atividades físicas – A importância da saúde física e mental a fim de prevenir o retorno ao uso de SPA e promoção da qualidade de vida.
Casa Dia, às 20h: Peça teatral: A importância de novas atividades de lazer e cultura para a promoção da reinserção social.
Casa São Pio, Sacramor às 14h: Roda de conversa – Relato de Sobrevivência.
Fonte Viva, período da tarde: Palestra – O Prazer que destrói.

22 de junho
Mobilização social, às 14h na praça do Santuário: Será ofertado informações sobre a rede de atendimento de cuidado e tratamento, divulgação de serviços, avaliação e testes rápidos de IST’s (Infecções Sexualmente Transmissíveis). Além disso, haverá momento de Yoga e apresentação musical.
Comunidade terapêutica, Filho Pródigo, período da tarde: Roda de Conversa – Minhas escolhas determinam meu caminho.
Casa São Pio, Sacramor às 14h: Roda de conversa – Tabagismo e cuidados com a saúde.
Comunidade Pérolas: Momento cinema, filme – Às vezes o amor não é o bastante.
Fonte Viva, período da manhã: Roda de conversa – Auto cuidado e aferição de dados vitais.

23 de junho
Semas e Casp-Ad, no período da manhã: Ação Social em parceria com o comitê intersetorial de acompanhamento e monitoramento da política para a População em Situação de Rua (PopRua). Será realizada a abordagem das pessoas em situação de rua e em abuso de álcool e outras drogas, em torno do campo do Guarani. Além disso, ocorrerão breves oficinas, fornecimento de lanche, orientações sobre o CadÚnico, direcionamento a rede de cuidados e socioassistencial.
Parque da Ilha, no período da manhã: Centro Pop realiza atividades físicas em promoção à saúde e qualidade de vida.
Casa Dia, às 14h30: Palestra roda da vida – Ativando o equilíbrio emocional.
Comunidade Filho Pródigo, período da tarde: Palestra – Aprendendo a lidar com as próprias emoções para ela não se boicotar.
Casa São Pio, Sacramor às 12h: Live da equipe técnica mais convidado especial.
Casa São Pio, Sacramor às 14h: “Cine casp” – As mil palavras.
Comunidade terapêutica, Quero Viver: Abertura e apresentação da campanha de prevenção, roda de conversa – Transformação da realidade mediante promoção de saúde e melhoria da qualidade de vida. Além disso, também haverá uma oficina de intervenção com cartazes “Drogas, se eu quiser parar você me ajuda?”
Comunidade Pérolas: Momento reflexivo, histórias reais. Documentário: Cracolândia, o Retrato do Caos.
Comunidade Fonte Viva, no período da manhã: atividade física para promoção da saúde e qualidade de vida.

24 de junho
Comunidade Casa Dia, às 10h30: Roda de conversa – Prevenção de recaídas: fatores de risco e proteção para o retorno ao uso e exercícios práticos para desenvolvimento de estratégias de enfrentamento. Além disso, haverá palestra sobre relações familiares.
Casa São Pio, Sacramor às 9h: Roda de Conversa – Mudando Minha Direção. Palestrante, psiquiatra Solange Furst Guimarães.
Comunidade Fonte Viva, no período da tarde: Palestra Metodologia de Comunidade Terapêutica.

25 de junho
Casa São Pio, Sacramor às 13h: Roda de conversa amor exigente participação do senhor Divino e festa junina.
Comunidade Pérolas: Live – A Comunidade Terapêutica e sua importância no cuidado de uso e abuso de Substâncias Psicoativas.

27 de junho
Comunidade Quero Viver: Palestra: Nada Muda se você não mudar – Palestrante: Marcílio de Assis, superintendente da comunidade terapêutica Mães e Filhos cidade de Itaúna.

28 de junho
Cras sudeste, às 14h: Roda de conversa com o tema da campanha – “Prevenção: uma conexão com a vida!”.

29 de junho
Comunidade Pérolas: Palestra – Valorização da Vida. Palestrante: Márcia Caixeta (psicóloga).

30 de junho
Comunidade Filho Pródigo: Palestra – O “não” como aliado na prevenção e recuperação.

3 de julho
Comunidade Filho Pródigo, no período da manhã: Palestra – A importância da rede de apoio na recuperação da dependência química.

10 de julho
Comunidade Quero Viver: Relato de experiência e dinâmica de grupo – “Vivência e estratégias de enfrentamento para famílias de dependentes químicos”.

Fonte: Prefeitura de Divinópolis

Receba as reportagens do Portal G37 em primeira mão através do nosso grupo de WhatsApp: https://chat.whatsapp.com/Kw8glgN7LBV6viJLVheNmd

Botão Voltar ao topo
%d blogueiros gostam disto:

Bloqueador de Anúncio Detectado

Nosso conteúdo é gratuito e o faturamento do nosso portal é proveniente de anúncios. Desabilite o seu bloqueador de anúncios para ter acesso ao conteúdo do Portal G37.