Minas Gerais

AB Nascentes das Gerais alerta sobre o perigo da pane seca nas rodovias

A AB Nascentes das Gerais, concessionária que administra do sistema MG-050, alerta sobre a chamada “pane seca”, que ocorre quando o veículo não tem mais combustível para funcionar. Evitar que isso ocorra é obrigação de todo motorista, mas muitos têm o hábito de transitar sempre com o tanque de combustível na reserva, correndo o risco de parar a qualquer momento e em muitos casos, na faixa de rolamento de uma rodovia.

Entre janeiro e julho de 2022 foram registradas 562 ocorrências em situação de “Pane Seca” o que, numa rodovia, agrava os riscos de acidentes.

Quando isso ocorre, o motorista infringe dois artigos do CTB (Código de Trânsito Brasileiro) o artigo 27, segundo o qual “antes de colocar o veículo em circulação nas vias públicas, o condutor deverá verificar a existência e as boas condições de funcionamento dos equipamentos de uso obrigatório, bem como assegurar-se da existência de combustível suficiente para chegar ao local de destino”.

Já o artigo 180 do CTB define como infração de natureza média, deixar o veículo imobilizado na via por falta de combustível, independentemente de estar atrapalhando ou tumultuando o tráfego de carros.

A penalidade prevista no CTB é multa média no valor de R$ 130,16 e quatro pontos no prontuário, além da remoção do carro, dependendo do local.

A autuação é feita pela Polícia Militar Rodoviária, responsável pelo policiamento e fiscalização na rodovia, sempre que constatada a infração.

Fonte: AB Nascentes das Gerais

Receba as reportagens do Portal G37 em primeira mão através do nosso grupo de WhatsApp: https://chat.whatsapp.com/BkejgH7eyb568gp8m9fnlW

Botão Voltar ao topo

Bloqueador de Anúncio Detectado

Nosso conteúdo é gratuito e o faturamento do nosso portal é proveniente de anúncios. Desabilite o seu bloqueador de anúncios para ter acesso ao conteúdo do Portal G37.