Minas Gerais

Pitangui abre cadastro para trabalhadores da palha se filiarem em cooperativa

Iniciativa quer organizar atividade da palha.

A Prefeitura de Pitangui, juntamente com a Cooperativa Mista de Produção e Negócios da Agricultura Familiar, CNAFAM, abriu cadastro para os trabalhadores que atuam no ramo da palha na cidade se cadastrem junto a essa entidade. O cadastro é voltado para os artesãos da palha seja como enrolador ou dobrador.


Ao instalar a CNAFAM em Pitangui a prefeitura, via Secretaria Municipal de Agricultura, quer formalizar a atividade de quem vive da palha. Organizando e desenvolvendo e fortalecendo a classe dos beneficiadores de palha. Estima-se que em Pitangui, ao mesmos seis mil pessoas estejam envolvidas no mercado da Palha. Daí a necessidade de organizar essa atividade.


Neste sentido, um dos objetivos é buscar o reconhecimento federal para essa classe de trabalhadores. “Num futuro bem próximo nós vamos pleitear o reconhecimento federal. Vamos solicitar ao deputado federal Newton Cardoso Junior que apresente um Projeto de Lei na Câmara dos Deputados Federais para que possamos criar o CNAE [Classificação Nacional de Atividades Econômicas] que vai reconhecer essa atividade especifica do enrolador do cigarro de palha”, explica a prefeita Maria Lúcia Cardoso.


Os trabalhadores interessados em realizar seu cadastro junto a cooperativa, devem se dirigir ao SINE de Pitangui que fica localizado na Praça Nove de Junho, nº 199, das 7h30 às 14h30. O trabalhador deverá estar munido dos documentos pessoais e comprovante de endereço para realizar o cadastro que é gratuito.


A CNAFAM, além fortalecer os beneficiadores da palha, vai estimular, também, os pequenos produtores rurais. De acordo com a prefeita, a intenção é desenvolver projetos ligados ao desenvolvimento, da produção à comercialização de produtos da agricultura familiar.


Outro projeto que será desenvolvido junto aos agricultores familiar diz respeito ao combate à fome e a desnutrição. A matéria, desenvolvida pelo Executivo Municipal, será encaminhada para Câmara para análise e aprovação. Essa ação visa, ainda, fomentar a economia e contribuir para geração de emprego.


Essa parceria do município com a Cooperativa Mista de Produção e Negócios da Agricultura Família foi instituída por meio da Lei Municipal 2.624/2022. Sancionada pela prefeita Maria Lúcia Cardoso no último mês de outubro.

Fonte: Prefeitura de Pitangui

Receba as reportagens do Portal G37 em primeira mão através do nosso grupo de WhatsApp: https://chat.whatsapp.com/BkejgH7eyb568gp8m9fnlW

Botão Voltar ao topo

Bloqueador de Anúncio Detectado

Nosso conteúdo é gratuito e o faturamento do nosso portal é proveniente de anúncios. Desabilite o seu bloqueador de anúncios para ter acesso ao conteúdo do Portal G37.