Minas Gerais

Pitangui trabalha para o fortalecimento da atividade da palha

Na tarde de ontem, 17, a prefeita de Pitangui, Maria Lúcia Cardoso, sancionou a Lei Municipal 2.624/2022 que autoriza a funcionar no município, por meio de celebração de convênio, a Cooperativa Mista de Produção e Negócios da Agricultura Família – CNAFAM. Em Pitangui, juntamente com a prefeitura, essa
entidade vai atuar junto aos trabalhadores da palha, mais especificamente, com os enroladores de cigarro de palha.


Ao instalar a CNAFAM em Pitangui a prefeitura, via Secretaria Municipal de Agricultura, quer formalizar a atividade de quem vive da palha. Organizando e desenvolvendo e fortalecendo a classe dos beneficiadores de palha.


“Agora é para valer, agora é lei. Criamos a Cooperativa Mista de Produção e Negócios da Agricultura Família, unidade Pitangui. Com essa grande parceria poderemos viabilizar a formalização da mão-de-obra dos enroladores de palha que terão toda a sua documentação e serão reconhecidos como artesãos da palha”, explica a prefeita Maria Lúcia Cardoso.


Ainda segundo a prefeita, o passo seguinte é buscar o reconhecimento federal para essa classe de trabalhadores. “Num futuro bem próximo nós vamos pleitear o reconhecimento federal. Vamos solicitar ao deputado federal Newton Cardoso Junior que apresente um Projeto de Lei na Câmara dos Deputados Federais para que possamos criar o CNAE [Classificação Nacional de Atividades Econômicas] que vai reconhecer essa atividade especifica do enrolador do cigarro de palha”, completa Maria Lúcia.


Ao instituir essa cooperativa e formalizar a atividade de enrolador de palha como artesão, Pitangui segue o exemplo de Cuba que reconhece a produção do charuto cubano como um “fazer cultural” tradicional daquele povo e que é mundialmente reconhecido, exatamente pela maneira artesanal da sua produção. Em Pitangui estimasse que mais de seis mil pessoas estão envolvidas com o marcado da palha.

A CNAFAM, além fortalecer os beneficiadores da palha, vai estimular, também, os pequenos produtores rurais. A prefeita Maria Lúcia Cardoso, em parceria com o presidente e diretor da CNAFAM, Nilson Fernandes, pretende desenvolver projetos ligados ao desenvolvimento, da produção à comercialização de produtos da agricultura familiar.


“A CNAFAM se constituí num ganho importante para Pitangui e demonstra a preocupação da prefeita com esse segmento econômico. A partir de agora é necessário que os interessados se associem para
regularizarmos e fortalecermos a atividade da palha no município”, destaca Kassio Saldanha Lacerda –
secretário de agricultura, indústria e comércio de Pitangui.

Fonte: Prefeitura de Pitangui

Receba as reportagens do Portal G37 em primeira mão através do nosso grupo de WhatsApp: https://chat.whatsapp.com/BkejgH7eyb568gp8m9fnlW

Botão Voltar ao topo

Bloqueador de Anúncio Detectado

Nosso conteúdo é gratuito e o faturamento do nosso portal é proveniente de anúncios. Desabilite o seu bloqueador de anúncios para ter acesso ao conteúdo do Portal G37.