Divinópolis

Procon alerta sobre golpe praticado na devolução de empréstimo consignado

A Prefeitura de Divinópolis, por meio do Procon, faz um alerta importante relacionado à devolução de empréstimo consignado. Esta é uma reclamação recorrente no Procon e tal modalidade de golpe é praticada por meio de contato telefônico ou whatsapp, na qual o fraudador se identifica como colaborador de instituição financeira e tenta convencer o consumidor a fazer a devolução de valores creditados em sua conta a título de empréstimo consignado.

Em alguns casos o empréstimo até foi realizado de maneira legítima junto ao banco, porém, em outras hipóteses, o próprio financiamento já é contratado indevidamente. A alegação dos golpistas é de que o valor será ressarcido à instituição que liberou o empréstimo, entretanto, se trata apenas de uma maneira de obter vantagem indevida a partir do direcionamento do depósito à contas que não tem qualquer vinculação com o banco.

Diante de tais reclamações, a orientação é ter atenção redobrada ao receber quaisquer contatos alegando situações similares e, em caso de dúvida quanto à legitimidade da cobrança o Procon está à disposição em nossos canais digitais (whatsapp: 3229-6550 ou e-mails: [email protected] ou [email protected]) ou ainda presencialmente no Centro de Atendimento ao Cidadão (CAC) que está localizado na avenida Getúlio Vargas, nº 121, no Centro.

O Órgão de Defesa do Consumidor ainda faz outras recomendações relativas às transações financeiras feitas pela internet:

– Não realizar pagamentos a título de liberação de empréstimo.
– Conferir atentamente os dados do boleto bancário ou do destinatário do PIX antes de efetivar a transação financeira.
– Para contratação de empréstimos, dar sempre preferência àquelas realizadas de maneira presencial.
– Não fornecer dados pessoais em ligações recebidas.
– Não encaminhar fotos tipo selfie para realizar cancelamento de empréstimos ou produtos.
– Suspeitar de ofertas muito abaixo daquelas praticadas no mercado.

Receba as reportagens do Portal G37 em primeira mão através do nosso grupo de WhatsApp: https://chat.whatsapp.com/EvnrCTxBrD4BH8r2iZerj1

Botão Voltar ao topo
%d blogueiros gostam disto:

Bloqueador de Anúncio Detectado

Nosso conteúdo é gratuito e o faturamento do nosso portal é proveniente de anúncios. Desabilite o seu bloqueador de anúncios para ter acesso ao conteúdo do Portal G37.