Minas Gerais

Pitangui se prepara para a avaliação da Educação Básica

Atual Gestão Municipal amplia investimentos na educação.

A exemplo do que vai ocorrer em todo território nacional, alunos da rede municipal e estadual de Pitangui vão participar da Prova SAEB (Sistema de Avaliação da Educação Básica), antiga Prova Brasil. A Prova SEAB é um dos instrumentos utilizado pelo Ministério da Educação para aferir a evolução da educação básica.

            Participarão desse exame as escolas públicas e privadas, localizadas em zonas urbanas e rurais, que possuam estudantes matriculados no 2º ano, no 5º ano e no 9º ano do Ensino Fundamental e na 3ª série e 4ª série do Ensino Médio). Na Prova SEAB serão aplicados testes de língua portuguesa, matemática, ciências da natureza e ciências humanas. A Prova SEAB é a base do Ideb – Índice de Desenvolvimento da Educação Básica – que avalia e pontua a educação nos municípios e estados.

             Com a atual Gestão Municipal o Ideb relativo a educação de Pitangui melhorou. No último levantamento, divulgado em 2021, Pitangui, nos anos iniciais (1º ao 5º Ano) saiu do 478º lugar e subiu para 54º Lugar no Estado. Nos anos finais (do 6º ao 9º ano) saiu do 114º lugar e subiu para 63º posição. Resultado dentro da média estadual. Nos últimos 16 anos, essa é a maior pontuação obtida pelo município.

             “Com os investimentos realizados pela Prefeitura de Pitangui, tanto do ponto de vista pedagógico, como na capacitação e contratação de novos profissionais para atuar na educação; a previsão é que o Ideb do município evolua ainda mais”, pontua o secretário de educação Helder Alves.

             Soma-se, a isso, o fato do exame desse ano ser o primeiro a ser realizado pós pandemia que afastou os alunos das escolas e/ou precarizou o ensino. Para superar esse desafio Pitangui promoveu um trabalho inovador ao instituir a figura do “Professor Recuperador”. A iniciativa teve o objetivo oferecer acompanhamento àqueles alunos que apresentaram defasagem no ensino de forma acentuada em decorrência da falta de aula durante a pandemia.

            Além de levar em conta o aprendizado dos alunos em português e matemática, o cálculo do Ideb considera, ainda, o fluxo escolar, ou seja, a taxa de aprovação. Nos próximos dias será divulgado o dia de aplicação da Prova SEAB em Pitangui. o período para que ela ocorra vai de 23 outubro a 10 de novembro. Esse exame nacional é realizado a cada dois anos.

Fonte: Prefeitura de Pitangui

Receba as reportagens do Portal G37 em primeira mão através do nosso grupo de WhatsApp: https://chat.whatsapp.com/KgP83rc41UWBYoi1HQ7Ya7

Botão Voltar ao topo

Bloqueador de Anúncio Detectado

Nosso conteúdo é gratuito e o faturamento do nosso portal é proveniente de anúncios. Desabilite o seu bloqueador de anúncios para ter acesso ao conteúdo do Portal G37.