Mulher que matou idoso em Formiga é presa em Arcos após sequência de ataques com faca na região

A mulher apontada como autora do ataque que terminou com a morte de José Eustáquio Ferreira, de 81 anos, conhecido como Zé Cassiano, em Formiga, foi presa na tarde desta terça-feira, 11 de agosto, no bairro Calcita, em Arcos, no Centro-Oeste de Minas Gerais. Ela era procurada desde o homicídio ocorrido na segunda-feira (10) e também é investigada por envolvimento em outros ataques com faca registrados anteriormente em Arcos. Após a prisão, a mulher foi encaminhada para a Delegacia de Polícia Civil de Formiga, onde foram realizados os procedimentos relacionados ao caso.
José Eustáquio foi atacado enquanto seguia de bicicleta por uma rua de Formiga, na tarde de segunda-feira. Câmeras de segurança registraram o momento em que a mulher se aproximou do idoso e o atingiu com uma faca. Mesmo ferido, ele ainda conseguiu percorrer uma pequena distância antes de receber ajuda. Equipes de socorro foram acionadas, mas posteriormente foi confirmada a morte da vítima, que tinha 81 anos.
As gravações das câmeras passaram a ser utilizadas na identificação e nas buscas pela mulher. As imagens mostram características da autora e a dinâmica do ataque, ocorrido durante o dia. Até o momento, não foi divulgada uma motivação para o homicídio. As informações reunidas durante a apuração indicam que o idoso não conhecia a mulher, ponto que também deverá ser aprofundado durante a investigação.
Antes do homicídio em Formiga, a mulher já era apontada como suspeita de envolvimento em ataques ocorridos em Arcos no sábado, 8 de agosto. Um dos episódios teria ocorrido em um beco, onde um homem foi ferido. Outro ataque foi registrado nas proximidades da rodoviária, envolvendo outra vítima. A Polícia Civil deverá analisar as ocorrências separadamente e verificar todos os elementos que ligam a mulher presa nesta terça-feira aos diferentes casos.

Depois dos episódios registrados em Arcos, a mulher teria seguido para Formiga. No dia seguinte ao homicídio de José Eustáquio, informações indicaram que ela havia retornado a Arcos, levando as buscas novamente para o município. A suspeita acabou localizada durante a tarde desta terça-feira no bairro Calcita e foi presa.
A sequência de ocorrências passou a mobilizar as forças de segurança das duas cidades diante da possibilidade de que os ataques estivessem relacionados. A investigação deverá analisar imagens de câmeras, depoimentos das vítimas sobreviventes, relatos de testemunhas e outros elementos para estabelecer a movimentação da mulher entre Arcos e Formiga e reconstruir os acontecimentos registrados nos últimos dias.
Com a prisão, a mulher foi conduzida para a Delegacia de Polícia Civil de Formiga, município onde ocorreu o homicídio do idoso. O caso deverá permanecer sob investigação para esclarecer a motivação do ataque fatal e determinar a participação da presa nas demais ocorrências com faca registradas em Arcos.
José Eustáquio Ferreira era conhecido como Zé Cassiano. O idoso morreu após o ataque registrado pelas câmeras de segurança e foi sepultado nesta terça-feira. A investigação sobre sua morte deverá utilizar as gravações e os demais elementos obtidos desde o momento do crime para esclarecer completamente a dinâmica do homicídio.
Os ataques ocorridos anteriormente em Arcos também deverão continuar sendo apurados. A Polícia Civil terá de determinar se todos os episódios foram praticados pela mesma pessoa e esclarecer as circunstâncias de cada ocorrência. A prisão desta terça-feira permite que os investigadores avancem na comparação entre os casos registrados nos dois municípios.
Novas informações também deverão esclarecer como ocorreu a localização da mulher no bairro Calcita, se algum objeto relacionado aos crimes foi apreendido durante a abordagem e quais medidas serão adotadas após sua apresentação na delegacia. A investigação continua para estabelecer a sequência completa dos ataques e as responsabilidades relacionadas a cada um deles.





















