Minas Gerais

Brumadinho: Municípios atingidos recebem equipamentos para modernizar UPAs

Projeto incluído no Acordo Judicial inclui salas de urgência em 18 municípios: seis já receberam nesta semana e, até o fim de junho, mais cinco serão contemplados.

Dezoito municípios mineiros vão receber kits com equipamentos para estruturação de salas de urgência nas Unidades de Pronto Atendimento, com acompanhamento da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG). Seis já receberam esta semana: Brumadinho, Felixlândia, Paraopeba, Curvelo, Pompéu, Três Marias. Nesta sexta-feira (24/6), é a vez de Abaeté e Igarapé. Até o fim de junho, Juatuba, São Joaquim de Bicas, Pará de Minas, Esmeraldas e Mateus Leme serão contemplados.

As entregas são previstas no projeto “Estruturação de Salas de Urgência”, que faz parte do Termo de Reparação aos danos provocados pelo rompimento das barragens da Vale, em Brumadinho, ocorrido em janeiro de 2019. Para estruturação de cada sala de urgência, o valor estimado é de R$ 825 mil. Os municípios estão recebendo um conjunto de 37 itens como respiradores, monitores, ultrassom e camas. Os equipamentos, inclusive, já começaram a ser usados nas unidades. O programa consiste na aquisição, entrega e instalação de bens, equipamentos e mobiliários, seguindo as diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS).

A primeira entrega ocorreu no mês de maio, em Betim. Biquinhas, Morada Nova de Minas, Papagaio e São Gonçalo do Abaeté receberão os itens posteriormente, devido à necessidade de adequação das unidades de saúde para recebimento do material.

Por determinação do acordo, a obrigação de fazer as entregas é da Vale. O papel da SES-MG é realizar a vistoria do kit entregue no município-piloto e acompanhar a execução do projeto, desde o planejamento ao cumprimento das obrigações pela Vale.

“Esse projeto vai modernizar várias as salas de urgência em Minas Gerais. É um apoio à saúde no momento mais crítico da vida de uma pessoa, pois melhora a agilidade do atendimento aos pacientes acometidos por quadros agudos de natureza clínica, cirúrgica e trauma”, explica o médico e secretário de Estado de Saúde, Fábio Baccheretti. 

Paraopeba e Curvelo 

Durante a entrega na UPA São Vicente de Paula, em Paraopeba, a secretária de Estado de Planejamento e Gestão, Luísa Barreto, prestou solidariedade às vítimas do rompimento em Brumadinho e também destacou a importância dos projetos que estão sendo executados para garantir reparação aos municípios.

“Esse acordo tem possibilitado trazer aos municípios atingidos importantes conquistas. É claro que jamais serão suficientes para reparar toda dor dessa tragédia, mas é importante que essas conquistas aconteçam, que os municípios e as pessoas que foram atingidas, de fato, possam ter melhorias na sua vida, como por exemplo, a melhoria desse hospital, que passa a ter agora, mais três leitos de urgência e estabilização”, considerou.

Em Curvelo, a secretária reiterou a orientação do Governo de Minas no sentido de garantir o cumprimento do termo de reparação pela Vale. “Desde o começo, o governador Romeu Zema estabeleceu um direcionamento para nós: como nunca vamos conseguir reparar essa tragédia, com a perda de 272 joias, da maneira como ela deveria ser reparada, a gente precisa lutar e trabalhar muito para que as pessoas e as cidades que foram atingidas pelo desastre possam receber melhorias”, afirmou.

Luísa ainda destacou o trabalho do Poder Público nesse mesmo objetivo. “São medidas como essa que o Governo de Minas, a Defensoria Pública do Estado, o Ministério Público Estadual e o Ministério Público Federal têm buscado para garantir que Brumadinho nunca seja esquecido”, disse.

Os prefeitos de Paraopeba e Curvelo também destacaram a importância da reparação para os municípios. “Estamos recebendo a sala de urgência e emergência que vem beneficiar em muito o município de Paraopeba.  A gente agradece ao Governo, agradece a todos os compromitentes. Isso nos dá esperança de que os municípios estarão sendo contemplados, de direito, os que foram atingidos”, afirmou o prefeito de Paraopeba, Aroldo Costa Melo.

Para o prefeito de Curvelo, Luiz Paulo Glória Guimarães, é uma oportunidade de melhorar a prestação de serviços e contribuir para que vidas sejam salvas. “É um dia importante, porque a gente sabe o tanto que a questão de Brumadinho impactou Minas Gerais; foram vidas perdidas. Esse acordo vai garantir que vidas sejam salvas. Nós temos que aproveitar essa oportunidade para potencializar, para melhorar a prestação de serviços, melhorar as políticas públicas, para que aquelas vidas sejam realmente lembradas. Que esses aparelhos, com as mãos de todos que trabalham no Hospital, salvem realmente vidas e façam a diferença”, destacou.

Fonte: Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG)

Receba as reportagens do Portal G37 em primeira mão através do nosso grupo de WhatsApp: https://chat.whatsapp.com/Kw8glgN7LBV6viJLVheNmd

Botão Voltar ao topo
%d blogueiros gostam disto:

Bloqueador de Anúncio Detectado

Nosso conteúdo é gratuito e o faturamento do nosso portal é proveniente de anúncios. Desabilite o seu bloqueador de anúncios para ter acesso ao conteúdo do Portal G37.