Ônibus que tombou em Petrópolis e deixou 10 mortos fazia transporte interestadual clandestino, segundo a ANTT.
O ônibus de placa AKY-3454, que tombou na descida da Serra de Petrópolis, na BR 040, neste domingo (16), saiu de Belo Horizonte rumo à capital Rio de Janeiro, não tinha habilitação da ANTT para transporte interestadual de passageiros e deixou 10 mortos; o órgão disse que a operação era clandestina e informou que havia 56 pessoas a bordo.
O veículo estava registrado em nome da Dinna Ellles Turismo, com comunicação de venda para a PIT Tur Transportes Ltda., mas nenhuma das duas empresas estava habilitada pela ANTT. A agência também não localizou empresa com o nome Estrela Guia Turismo, apontada como responsável pela viagem.
Documentos, adesivo e silêncio da empresa
O ônibus ainda trazia adesivo da ANTT em nome da empresa Samara, que também estava inapta. Em resposta à nota do órgão regulador, o advogado Aroldo Leão Braz, da assessoria jurídica da Estrela Guia, disse que a empresa não vai se manifestar agora e afirmou: “Eventuais esclarecimentos e manifestações serão apresentados oportunamente nos autos dos processos dos quais a empresa venha a fazer parte”.
O Hospital Santa Teresa, em Petrópolis, recebeu 11 vítimas do acidente. “Do total, seis pacientes receberam atendimento e tiveram alta, com as devidas orientações médicas. Outros cinco permanecem internados e seguem sob os cuidados das equipes assistenciais”, informou a unidade.
A Prefeitura de Duque de Caxias disse que o Hospital Municipalizado Adão Pereira Nunes recebeu 14 vítimas do tombamento. Segundo a unidade, Alessandra Pereira, de 34 anos, morreu às 7h56, quando recebia os primeiros socorros. Dos 13 pacientes socorridos para o HMAPN, oito receberam alta hospitalar.
Os feridos que seguem internados
“Seguem internados no HMAPN duas crianças (meninas) com quadro estável de saúde; três adultos (duas mulheres e um homem), todos com quadro estável de saúde”, informou a direção do hospital.
A Secretaria de Estado da Polícia Civil disse que os corpos de nove vítimas foram encaminhados ao Posto Regional de Polícia Técnico-Científica (PRPTC) de Petrópolis, onde passaram por exames periciais. “Elas foram identificadas como: Jhennifer Ferreira Carvalho, de 33 anos, Lavinia Eduarda Souza Dias, de 7 anos, Luciana Ferreira Carvalho, de 53 anos, Ketelyn Polyane Alves de Oliveira, de 19 anos, Keyla Perucci da Silva, de 35 anos, Priscilla de Souza Braz, de 33 anos, Natália Fimiano de Barros, de 34 anos, Dayanna de Lima Viana, de 36 anos, e Vânia Elida de Jesus Crispim, de 33 anos”, informou a pasta. Ainda não há identificação da décima vítima.
A Estrela Guia manifestou “profundo pesar pelo grave acidente ocorrido e se solidariza com as vítimas, seus familiares e todos os envolvidos neste momento de profunda dor e consternação”. A empresa disse ainda que presta apoio às famílias das vítimas e colabora com o translado dos corpos para seus locais de destino, além de oferecer suporte para o transporte dos sobreviventes até suas casas.










