Divinópolis

Formação sobre a “Vivência do campo de experiência” é realizada no Cmei Isaura Ferreira em Divinópolis

A Prefeitura de Divinópolis, através da Secretaria Municipal de Educação (Semed) promoveu ontem (14/6), uma atividade para profissionais do Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Isaura Ferreira, na sede da unidade escolar. A temática abordada foi “a vivência do Campo de experiência: Eu, o outro e o nós”.

O evento foi realizado nos turnos matutino e vespertino. Participaram 30 pessoas, entre professores e gestores do CMEI.  A atividade foi ministrada pela profissional do Centro de Referência em Educação Infantil (Crei), Angelita Oliveira.

Durante a ação foram realizadas experimentações e vivências, além de relatos, histórias, música e a oportunidade de expressar os sentimentos.  O objetivo da ação foi compreender que este campo de experiência está relacionado ao autoconhecimento e à construção de relações, com todas as especificidades que acarretam. Busca-se desenvolver a consciência cidadã, incentivando a criação de vínculos sociais fortes e baseados no respeito.

Ao entender-se melhor, o educador se fortalece enquanto indivíduo e profissional, estando mais apto, também, a aceitar as diferenças nas relações entre todos da comunidade escolar. O sentimento de pertencimento ao grupo, coletividade e o respeito às diversidades culturais também foram aspectos trabalhados e desenvolvidos na atividade. Este campo tem a função de facilitar a compreensão do mundo e dos seus habitantes.

A vice-diretora Maria Adonina de Araújo, destacou que a formação trabalhou as competências socioemocionais vinculadas ao eu profissional. “Foi um momento de muita troca e emoção, trazendo essa autoestima profissional e colocando em evidência a importância do eu pessoal estar bem para desenvolver o eu profissional. Essa ação tratou o tema com muita sensibilidade e intensidade, realizando um resgate fantástico da ancestralidade de cada uma de nós”, ressaltou.

De acordo com a professora Fernanda Geyzon, foi um momento rico e significativo, muito gratificante para todos os presentes. “Nos meus 13 anos enquanto educadora, foi um dos momentos de formação mais especiais que já vivi! A formação de cunho pedagógico faz parte da nossa prática, já estamos acostumadas, mas precisávamos de um momento de conexão conosco mesmas. Foi uma oportunidade de acolher nossos sentimentos mais íntimos e nos olharmos com mais carinho, para nos fortalecermos e seguirmos nossa caminhada”, comentou.

Fonte: Prefeitura de Divinópolis

Receba as reportagens do Portal G37 em primeira mão através do nosso grupo de WhatsApp: https://chat.whatsapp.com/Kw8glgN7LBV6viJLVheNmd

Botão Voltar ao topo
%d blogueiros gostam disto:

Bloqueador de Anúncio Detectado

Nosso conteúdo é gratuito e o faturamento do nosso portal é proveniente de anúncios. Desabilite o seu bloqueador de anúncios para ter acesso ao conteúdo do Portal G37.