Minas Gerais

Alfenas é a primeira cidade do estado certificada com o Selo Prevenção Minas

Raio-x das dinâmicas criminais apontaram os melhores caminhos para evitar que o crime aconteça; cerimônia foi realizada durante Seminário Municipal de Prevenção à Criminalidade

Alfenas foi certificada na manhã desta terça-feira (29/3) como a primeira cidade do estado a receber e a completar o ciclo do Programa Selo Prevenção Minas. Localizada no sul de Minas, Alfenas foi acompanhada ao longo de dois anos pela equipe técnica da Subsecretaria de Prevenção à Criminalidade, área pertencente à Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública, com o objetivo de que fossem traçadas as dinâmicas criminais do município e elaborado um diagnóstico detalhado das especificidades do cenário da criminalidade local para que, então, fossem qualificadas as ações de prevenção para evitar que o crime aconteça. 

Desde o início das atividades do Programa em Alfenas, em novembro de 2019, diversas ações foram realizadas no município, como: a instituição de uma comissão municipal de prevenção à criminalidade; o fortalecimento da rede de proteção às mulheres; o desenvolvimento de um diagnóstico de segurança pública local e o lançamento do Plano Municipal de Prevenção à Criminalidade de Alfenas. Esse Plano foi construído coletivamente, por meio de parceria com as diversas instituições locais e a sociedade civil e terá vigência de 10 anos. É um marco na história da prevenção social à criminalidade de Alfenas e vem sendo implementado pela Secretaria Municipal de Defesa Social. 

Durante a solenidade realizada nesta manhã, a subsecretária interina de Prevenção à Criminalidade, Flávia Mendes, ressaltou a importância do programa inovador para o município e para o Estado. “Era preciso ter clareza de quais problemas de segurança pública estávamos tratando. Fizemos um diagnóstico que nos apontou possibilidades de trabalho. Hoje, o Plano de Prevenção à Criminalidade de Alfenas é uma realidade. Ele foi aprovado é uma lei a ser trabalhada, perseguida, e um fim a ser alcançado pelo município. Isso tudo foi feito juntamente com a comunidade civil. Não se faz política pública de cima pra baixo. A gente faz junto”. 

“Não se combate violência com emoções e, sim, racionalmente”. Foi pensando assim que o prefeito de Alfenas, Luiz Antônio Silva, recebeu com orgulho a certificação estadual. “O selo vem ao encontro do que penso. Estamos vivendo o melhor momento da segurança da nossa cidade. Os índices de criminalidade que temos hoje são resultados de um trabalho sério como este, realizado com a ajuda do estado. Ação de segurança é diária; feita todos os dias. Vamos reunir os programas que temos com o estado e vamos unificá-los para potencializar ainda mais o que estamos fazendo”, concluiu o chefe do executivo municipal. 

Selo Prevenção Minas

O Selo Prevenção Minas atua como uma espécie de consultoria qualificada para municípios, ajudando no diagnóstico das especificidades do cenário da criminalidade local e propondo ações de prevenção à criminalidade. É uma estratégia de capilarização de atividades e ações de prevenção em todo o Estado. Uma forma de se pensar junto com a sociedade, por meio de uma comissão de prevenção à criminalidade, ações que possam enfrentar, combater e prevenir a criminalidade, de acordo com a necessidade de cada município.

Botão Voltar ao topo
%d blogueiros gostam disto:

Bloqueador de Anúncio Detectado

Nosso conteúdo é gratuito e o faturamento do nosso portal é proveniente de anúncios. Desabilite o seu bloqueador de anúncios para ter acesso ao conteúdo do Portal G37.