Divinópolis

Alunos do Colégio Roberto Carneiro participam de Torneio de Robótica

Evento faz parte da primeira etapa do Torneio Brasil de Robótica, que envolve alunos de todo o país

Alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental II do Colégio Roberto Carneiro participarão, no dia 09 de julho, do Torneio Interno de Robótica. Esta é a primeira etapa do Torneio Brasil de Robótica (TBR), que envolve alunos de todo o Brasil em uma série de atividades envolvendo todas as etapas da Robótica e é desenvolvido em várias regiões do Brasil. O TBR tem o objetivo de estimular os jovens às carreiras científico-tecnológicas, identificar jovens talentosos e promover debates e atualizações no processo de ensino-aprendizagem brasileiro.

Os alunos participarão nas categorias Middle 1 e 2 e trabalharão temas importantes da atualidade. Os problemas mundiais com a saúde são, cada vez mais, impactantes. Milhões de pessoas sofrem pela falta de cuidados e tratamentos, muitas vezes, básicos que possibilitem prevenir e combater doenças e problemas de saúde. A proposta para 2022 é que as equipes da categoria Middle 1 devem identificar situação-problema centrada no tema, realizar pesquisa que possibilite a proposta de solução inovadora, exequível ou não, que proponha meios para acabar com as mortes evitáveis de recém-nascidos e crianças menores de 5 anos e reduzir a mortalidade neonatal.

Já as equipes da categoria Middle 2 devem identificar situação-problema centrada no tema, realizar pesquisa que possibilite a proposta de solução inovadora, exequível ou não, que propicie meios para acabar com as epidemias de SIDA (AIDS), tuberculose, malária e doenças tropicais negligenciadas, e combater a hepatite, doenças transmitidas pela água e outras doenças transmissíveis.

TBR por etapas

O Torneio Brasil de Robótica – TBR é uma iniciativa da empresa R2E – Robótica Educação e Eventos, que, oferta uma modalidade própria de evento de cunho educativo-científico-tecnológico que objetiva preparar crianças, jovens e adultos para atuarem de diferentes modos na pluralidade de torneios científicos e tecnológicos, bem como aqueles de robótica. O torneio deve ser entendido como um foro livre, em que a capacitação do público atendido possibilite o desenvolvimento humano de forma holística, de modo que possam se enveredar pelo mundo maravilhoso das descobertas, invenções e inovações. O foco encontra-se em fazer com que essas pessoas possam compreender melhor sua localização no mundo, importância na comunidade em que habitam, capacidade de realização e necessidade por uma sociedade mais equânime.

Os principais objetivos do TBR são fomentar o desenvolvimento sócio educacional; favorecer a inovação e o desenvolvimento tecnológico como instrumentos de alavancagem regional; contribuir para o fortalecimento dos vínculos de família e em sociedade; além de favorecer a formação escolar. O torneio existe desde 2013 e conta com o apoio de diversas instituições de ensino e empresas que acreditam no projeto. 

Receba as reportagens do Portal G37 em primeira mão através do nosso grupo de WhatsApp: https://chat.whatsapp.com/BkejgH7eyb568gp8m9fnlW

Botão Voltar ao topo
%d blogueiros gostam disto:

Bloqueador de Anúncio Detectado

Nosso conteúdo é gratuito e o faturamento do nosso portal é proveniente de anúncios. Desabilite o seu bloqueador de anúncios para ter acesso ao conteúdo do Portal G37.