Minas Gerais

Programa de distribuição de sementes rende primeira safra em Pitangui

Cerca de 100 pequenos produtores da agricultura familiar em Pitangui, que foram assistidos com o programa de distribuição de sementes de feijão, fizeram a primeira colheita desse grão. O programa foi uma iniciativa da Prefeitura de Pitangui, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, em parceria com o escritório local da Emater-MG.

O programa foi iniciado em março desse ano e no total foram distribuídos uma tonelada de feijão devidamente preparado para ser cultivado. De acordo com as estimativas da Emater, cerca de 25 hectares de terra foram utilizadas para o cultivo do feijão.

Para fazer o manejo correto os pequenos produtores beneficiados com esse programa receberam assistência técnica da Emater e apoio logístico da Secretaria Municipal de Agricultura. Os primeiros resultados se mostram positivos e a expectativa é que fossem colhidos de 900 a 1.200 quilos de feijão por hectare.

Juntamente com o arroz o feijão é a base da comida do brasileiro. Alimento altamente nutritivo, o feijão é rico em ferro e de acordo com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, Embrapa, a média atual de consumo de feijão é de 12,7 kg per capita por ano.

Feijão na roça e no prato é sinônimo de uma renda a mais para os pequenos produtores e produtores da agricultura familiar que foram assistidos por esse programa que contou com um convênio do Governo Federal, por meio do deputado federal Newton Cardoso Júnior, o que possibilitou o plantio.

“Com a boa safra de feijão colhida e colocada no mercado, os produtores rurais podem garantir uma renda a mais. Um projeto importante e que leva ao campo mais um incentivo aos pequenos produtores”, destaca Maria Lúcia Cardoso – prefeita de Pitangui.

Essa iniciativa leva ao campo mais um suporte ao plantio e à agricultura familiar que tem sido a renda e sobrevivência de muitas famílias em todo o país. Outra importante parceria implementada pela Prefeitura de Pitangui juntamente com a Confederação Nacional de Agricultores Familiares e Empreendedores Rurais, CONAFER, possibilitou, no último mês, que fossem distribuídos aos pequenos produtores do município 100 doses se sêmen de alta qualidade.

Os animais foram selecionados e feita a inseminação. Essa ação tem como objetivo o melhoramento genético do rebanho. Refletindo, com o tempo, numa maior produção de leite e carne. O programa tem duração de quatro anos e novos produtores podem ser incluídos.

Fonte: Prefeitura de Pitangui

Receba as reportagens do Portal G37 em primeira mão através do nosso grupo de WhatsApp: https://chat.whatsapp.com/EvnrCTxBrD4BH8r2iZerj1

Botão Voltar ao topo

Bloqueador de Anúncio Detectado

Nosso conteúdo é gratuito e o faturamento do nosso portal é proveniente de anúncios. Desabilite o seu bloqueador de anúncios para ter acesso ao conteúdo do Portal G37.